Saúde!!!

Em 11/02/2021 , Comments

Por Giovanna Luz

 

Hoje vamos falar sobre Saúde.

O que é Saúde e qual é o caminho para uma Saúde plena?


Existe uma definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) que diz que “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Na verdade, todas essas esferas da nossa vida - aqui incluo também a esfera da espiritualidade - estão relacionadas, não dá pra viver só de um lado... até São Francisco no final da vida se arrependeu por não ter cuidado melhor do irmão corpo. O corpo manda muitos sinais... sinais de que a gente não está feliz, sinais de que alguma coisa na nossa vida está nos fazendo sofrer... Eles se transformam em dor, em abatimento, em falta de vitalidade, em irritação e tantos outros males.

Afetar-se

Nos últimos meses muita gente, mesmo sem ter pego covid, tem passado por vários problemas de saúde porque é praticamente impossível não se sentir afetado de alguma forma pela situação. E isso é absolutamente normal... quer dizer que a gente é ser humano.
Existe uma expressão que pouca gente compreende, que é "afetar-se". Não é possível simplesmente não se afetar pelo que acontece no trabalho ou na família, ou não permitir que as emoções afetem o trabalho, porque é nestes locais que moram nossos afetos e desafetos. Não é possível simplesmente não se afetar pela situação de pandemia no mundo porque possuímos afeto pelo mundo em que vivemos. Mas, é possível sim observar com carinho o que essa situação está causando em nós e AGIR para que não nos prejudique. Quando percebemos que algo está comprometendo a nossa saúde, o nosso bem estar, precisamos nos comprometer a interromper esse processo. É nossa responsabilidade, assim que a gente percebe os sinais que o corpo dá, tomar alguma providência que não seja só o analgésico.

 

Tem um segredinho aqui...

Quando a gente começa a estudar sobre os Chakras, que são nossos centros energéticos, a gente aprende que o Chakra Cardíaco, Anahata, quando saudável apresenta duas colorações possíveis: o verde, que representa a Saúde, ou o rosa, que representa o Amor espiritual, compaixão, karuna.... por quê será? Será que já paramos para pensar na relação que existe entre a Saúde e o Amor?
Um dia, um senhor chinês muito sábio que eu conheci, observando o quanto minha filha se preocupava em dividir todo alimento que ganhasse (lembro que aos dois anos ela dividia um copo de pães de queijo com todas as pessoas que passavam na rua, além de palavras e gracinhas pra todos), me disse que ela teria muita Saúde, o que se confirmou com o passar do tempo.
Essa é uma grande chave para a Saúde plena... desenvolver o Amor. Mas o Amor verdadeiro, o Amor que não fica só no sentimentalismo mas que é AÇÃO.
A Maior Força que existe é o Amor. Nada pode contra o Amor... esse é um outro nome pra Deus.
Claro que acontece de adoecermos mesmo amando muito... é importante não cair em armadilhas do autojulgamento. Uma doença grave pode sim ser uma espécie de provação, ser algo que precisamos passar pra nos fortalecer ou pra aprender algo no processo. Mesmo nesse momento, a nossa principal necessidade é a de Amar a nós mesmos, de Amar a Vida...


Vamos Amar

Quando amamos a nós mesmos, esse Amor se transforma em autocuidado. Quanto mais nos amamos, sabemos colocar limites para as nossas vontades e priorizamos o que nos fará bem... é como no cuidado com os filhos: amar é saber recusar o que fará mal a eles, é evitar que se firam e que firam a outros. Esse mesmo Amor precisamos devotar à nossa criança interior. Cuidando de cada pedacinho de nós, do nosso corpo, das nossas emoções, das nossas relações, dos nossos anseios e necessidades. Então a Saúde florescerá em nós.
Então era esse o recadinho... Vamos Amar!

Conheça mais sobre o meu trabalho clicando na imagem abaixo.