Que tipo de mãe ou pai é você?

Em 26/10/2016 , Comments

Link Academia de Pais

Uma pesquisa feita pela psicóloga Lidia Weber, com mais de 10.000 estudantes brasileiros, de 8 a 17 anos, mostrou, através da visão dos filhos, quatro perfis básicos de pais. Conheça cada um deles a seguir. 

Pais Presentes 

Pontos fortes

São participativos, se interessam verdadeiramente pelo mundo dos filhos, estão atualizados das modernidades (filmes, jogos de videogame) e conversam bastante com os filhos. 

Pontos fracos

Geralmente exageram nos cuidados com os filhos, superprotegem, querem sempre evitar que a criança sofra. Alguns até fazem os projetos escolares das crianças, assumem as responsabilidades que a criança deveria assumir. 

Consequência

Quando os cuidados são exagerados, a criança não desenvolve autonomia, se torna extremamente dependente, não aprende a resolver conflitos com os amigos. Os pais presentes protegem as crianças de todos os tipos de sentimentos negativos, o que acaba sendo prejudicial, pois no mundo real precisamos aprender a lidar com as frustrações. 

Pais Permissivos 

Pontos fortes

Dão bastante liberdade às crianças e participam da rotina delas, mesmo que de forma menos ativa. 

Pontos fracos

Deixam as crianças fazer o que quiserem. Não sabem dar limites e nem usar a autoridade de pais para educar os filhos. Sentem muitas dúvidas e acham que estão errados, mas não sabem por onde começar a mudar. 

Consequência

Pais permissivos criam filhos desobedientes, que só fazem o que querem e não tem limites. As crianças tem problemas de relacionamento, pois são “mimadas”, acostumadas a ter seus desejos todos realizados. 

Pais Comandantes 

Pontos fortes

São presentes na vida dos filhos. 

Pontos fracos

Esses pais não aceitam outras opiniões sobre a educação dos filhos. Tudo tem que ser do jeito deles, apenas eles estão certos. Usam palavras duras, ordens e ameaças. A forma de punição é através da humilhação e alguns até chegam a agressão física. 

Consequências

Com os pais dando ordens o tempo todo, de forma autoritária e grosseira, a mensagem que fica para as crianças é que elas nunca conseguirão fazer nada de forma correta sem a supervisão dos pais. As crianças não desenvolvem a autonomia, não conseguem ser líderes, sempre “vão pela cabeça” dos outros. Quando os pais percebem esse comportamento, se frustram, pois tem expectativas muito altas com relação aos filhos. Com a frustração vem o conflito, as brigas e a desarmonia do ambiente familiar. 

Pais Omissos 

Pontos fortes

Preenchem a vida dos filhos com cuidados, afeto e presentes, porém à distância. 

Pontos fracos

Terceirizam a educação dos filhos nas mãos dos professores, da escola, de babás, etc. Geralmente tem uma rotina muito estressante, estão sempre ocupados, não se mostram emocionalmente envolvidos com os filhos, o trabalho ocupa a maior parte do tempo. 

Consequências

Com a ausência dos pais e a falta de atenção, os filhos não se sentem amados, tem baixa autoestima, comportamento pessimista e baixo desempenho escolar. Alguns desenvolvem comportamento antissocial, por não perceberem o amor dos pais e serem tratados de forma fria e distante. 

Agora eu te pergunto: com qual perfil você se identificou mais?  Deixe a sua resposta nos comentários abaixo! 

Acha que pode melhorar os seus pontos fracos? Se você reconheceu alguns dos erros que comete, não precisa ficar sofrendo, nem se sentindo culpado. Errar é humano! O importante é identificar os erros e corrigi-los de uma forma simples, para que você crie um elo cada vez mais forte com os seus filhos. É possível se sentir realizado como mãe ou pai! Você quer saber por onde começar a mudar a vida da sua família?

O meu amigo Jonas Antunes Ramos, criador do Criador do site Meditação para Crianças e do Método Educação Luz irá fazer o Workshop Academia de Pais, totalmente online e gratuito, do dia 30 de outubro a 07 de novembro de 2016.

CLIQUE AQUI para conhecer o trabalho dele e saber mais sobre as técnicas simples e poderosas que ele ensina. Aprenda, coloque-as em prática e tenha a certeza de que você está cumprindo a sua missão como mãe ou pai. 

 

Com carinho,

Redação Caminho Solar 

 Nos acompanhe de pertinho nas redes sociais: 

- Facebook: Aline Schulz

- Instagram: @alineschulz

- Twitter: @alineschulz 
- Periscope: @alineschulz