AS DUAS FACES DO AUTODESAMOR

Em 06/05/2019 , Comments

Por Regina Cunha

 

ARROGÂNCIA

Característica de quem se acha melhor do que os outros.

O arrogante acha que ele sempre tem razão e tudo dele é melhor do que o dos outros. É como se o mundo precisasse se adequar a ele e não o contrário. Sabe aquela pessoa da festa que possui o melhor carro, faz as melhores viagens e que os filhos são os mais inteligentes do colégio? Também tem aquelas que estudaram nas melhores escolas do mundo, que fazem questão de ostentar a coleção de diplomas. Outras são as estilo impacientes, “tipo não posso esperar”. Ainda têm as famosas “pavios curtos”, que na menor oportunidade destilam seu “sincericídeo” sobre o outro...

O arrogante tende a querer mudar o outro, pretendendo ser feliz.

Você conhece alguém assim?

Pois saiba que por trás desse ”empodeiramento pessoal” pode estar um grande vazio, uma fragilidade existencial. Necessidade na maioria das vezes inconsciente de precisar ser melhor do que o outro, para ser amado; necessidade de nunca errar, para ser aceito... Geralmente apresentam um alto grau de exigência consigo e com os outros.

Acredito que as de relacionamento mais desafiador sejam as de estilo “pavio curto”, pela forma agressiva com a qual se comunicam com o mundo. Talvez essas pessoas não tenham tido a oportunidade de conhecerem o amor ou não o aprenderam... Talvez quando você encontrar com uma delas pelo caminho, seja a única oportunidade no dia que ela terá de conhecer o amor... Você pode decidir acolher o seu grito de socorro, por ela não estar dando conta do seu círculo interno de autocobrança, que parece não ter fim... Ela precisa de paz, ela precisa aprender a amar... Bora ressignificar!

 

CARÊNCIA

Característica de quem se acha pior do que os outros.

O carente entende que a vida dele é sempre pior do que a dos outros. Está sempre precisando de atenção, de aprovação dos outros para seguirem em frente. Sabe aquele amigo que a todo tempo fica perguntando o que acha “disso” ou “daquilo” com a necessidade de que você concorde com ele? Também são carentes as pessoas que a todo momento estão abrindo mão dos seus sonhos, para atender os outros. Outras não conseguem separar o mínimo tempo para si mesmas e ficam tentando resolver problemas que não são seus. Ainda tem aquelas que são extremamente dependentes, que só fazem algo se alguém fizer com elas. Sem falar nas que vivem reclamando da vida, como se fossem as pessoas mais injustiçadas do mundo...

O carente tende a se anular/ agradar o outro, pretendendo ser feliz.

Você conhece alguém assim?

Pois saiba que por trás desse “desempodeiramento pessoal” também existe um grito de socorro pela paz, pelo amor... Geralmente essas pessoas possuem muito medo de errar. Bora observar!

Ainda existe a possibilidade das pessoas transitarem entre o arrogante e o carente em suas diversas experiências que a vida lhes proporciona. São nos relacionamentos que a vida acontece. Fique atento a isso!

 

PARA REFLETIR

1)     Qual pessoa é você hoje? Você está arrogante ou carente?

2)     Quais são os seus sonhos?

3)     Quais são os seus desafios?

4)     Escolha uma ação para você fazer durante uma semana com o intuito de melhorar sua performance da felicidade. Anote os resultados e compartilhe! Eu vou adorar saber!

 

Um grande abraço de luz!

Que o AMOR cada vez mais floresça na sua vida!

 

Conheça mais sobre meu trabalho clicando na imagem abaixo.

 

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue seguindo o nosso blog!

Um forte abraço.